NuLar

Você mora numa casa ou num lar?

publicado em
10.12.2021

A casa como espaço de conforto, aconchego e proteção foi uma das grandes mudanças na rotina de muita gente desde que nos confinamos em março de 2020, com o início da crise sanitária. E embora a situação pandêmica pareça dar os primeiros passos para uma situação de controle, o nosso reencontro com o lugar onde habitamos, seja um pequeno apê no meio do caos urbano, ou uma casa com ares de fazenda no campo, veio para ficar.

Estar em casa, agora, não é apenas o intervalo entre o fim do expediente e uma saída com os amigos, é quase um ritual de autocuidado. 

E para isso, esse espaço precisa refletir nossa personalidade, nos fazer um tipo de carinho sinestésico. Precisa ser um lugar nosso.

Essa nova forma de encarar o espaço de morada foi sentida por, pelo menos, 73% dos brasileiros que responderam à pesquisa feita pelo QuintoAndar em parceria com o Offerwise, e cujos resultados foram divulgados no início de 2021.

Nesse levantamento, que ouviu 1.500 pessoas de todo o país:

  • 31,8% sentiu necessidade de ter um escritório em casa
  • 28,4% passaram a dar mais importância para a área verde ao entorno do imóvel 
  • 25% deram ainda mais valor a áreas de lazer em casa 
  • 11% chegaram a realizar reformas em casa

Até os programas de decoração tiveram uma virada: o Decora, do GNT, virou Decore-se, estimulando as pessoas a colocarem, elas mesmas, traços da própria personalidade no lar.

Mas para ter uma casa que acolhe não é preciso reproduzir à risca aquelas inspirações (maravilhosas, mas às vezes surreais) do Pinterest. Dá pra começar, por exemplo, colocando uma plantinha perto da janela - e regar pelo menos uma vez por semana, pra fazer florir ainda mais vida em casa.

Pode ser, também, acendendo uma vela perfumada na hora do banho, pra ajudar a desacelerar. Ou mesmo colocar uma manta quentinha no sofá, pra renovar o estofado desgastado por tantas histórias e convidar pra relaxar ao fim do dia. 

O mais importante de tudo é que cada detalhe desse seja criado de maneira orgânica, sem pressões de fora por ter uma casa bonita, e que tenha um impacto positivo na sua rotina e no ambiente ao seu redor.

Quais são os cheiros, cores, sabores e texturas do seu lar?

Foto: @rafamonstera


Outras publicações

nuar-icon
Copyright © 2021. Grupo Grendene | Design by drin.ko