Micro hábitos

Não existe 100% sustentável

publicado em
2.12.2021

Iniciar uma jornada de vida mais sustentável costuma ser uma via sem retorno. Ao abrir os olhos para as questões socioambientais, vamos, dia a dia, dando um passinho a mais nessa caminhada. Porém, uma angústia costuma tomar conta de quem começa essa experiência: o que fazer quando não consigo eliminar todos os elementos não-sustentáveis da minha rotina? 

Nossa primeira dica é: calma! Sim, é preciso relaxar e lembrar que não existe uma vida com zero impacto ao meio ambiente, seja no cotidiano pessoal ou na jornada profissional. Mas, é essencial que estejamos em alerta para essas questões - e estamos cada vez mais. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que dois terços das pessoas do mundo consideram as mudanças climáticas uma emergência. E são. 

Porém, algo que compreendemos é que a sustentabilidade não é uma linha de chegada, mas uma jornada evolutiva.

Por exemplo, a designer de Florianópolis (SC) Cristal Muniz inspirou-se na norte-americana Lauren Singer, autora do site Trash is for Tossers, para iniciar a jornada de uma vida com lixo zero. Com essa escolha, as práticas diárias dela, inevitavelmente, tornaram-se mais sustentáveis. Porém, se essa rotina não cabe ainda em sua realidade, é possível incorporar os micro hábitos e fazer sua pequena revolução.


Vamos ser mais práticos: não consegue que as compras de frutas e vegetais sejam 100% orgânicos? Você pode iniciar uma hortinha com vasinhos de temperos na sacada do apartamento, ou até aproveitar áreas ociosas do condomínio (ou bairro) para plantar. Assim, você pode colher seus temperos na hora do preparo, evitando o transporte em longas distâncias e armazenagem desses elementos em supermercados, além de comer algo fresquinho e sem desperdício.

Ainda não se sente pronta para uma alimentação totalmente vegana ou vegetariana? Um passo pode ser iniciar com a Segunda Sem Carne, movimento que propõe a retirada da carne animal da alimentação por um dia na semana. Só com essa ação, você já diminui 14kg de CO² emitidos na atmosfera - o equivalente a 100 km rodados em um carro comum. Muito, né? 

São diversos os impactos das pequenas ações. Seja escolher um dia no ano para não usar o carro, separar o lixo para reciclagem, encontrar alternativas para os itens de higiene e beleza que causam mais impacto no meio ambiente, fazer compostagem do lixo e até optar por montar seus lookinhos com peças de brechó

Se você é daqueles que tem vontade de largar tudo pra ajudar no resgate de animais silvestres quando acontece uma queimada na Amazônia, por exemplo, pode começar apoiando as diversas ONGs e voluntários que estão na linha de frente da defesa do meio ambiente. O mesmo vale pra quem não pode adotar um bichinho: as ONGs de resgate de cães e gatos de rua agradecem o apoio que você puder dar.

Ah, outro passo importante é buscar informações científicas sobre os temas ligados à jornada sustentável, com referências validadas, e compartilhar com quem está ao seu redor. De repente, você pode inspirar alguém a abraçar essas mudanças. 

É por isso que, mais do que preocupar-se com o que você ainda não conseguiu implementar na rotina sustentável, é importante celebrar as conquistas já obtidas, pois são elas que farão com que você se sinta cada vez mais confiante no caminho para uma vida mais harmônica com o meio ambiente. 







Outras publicações

nuar-icon
Copyright © 2021. Grupo Grendene | Design by drin.ko