Experiências Sustentáveis

Como perder o medo de andar de bike na cidade

publicado em
2.12.2021

Pedalar na cidade é, antes de tudo, libertador. Mas a gente entende que, especialmente pra quem mora em grandes cidades, leva um tempinho até sentir a segurança de pegar a bike, colocar o capacete e sentir o vento no rosto no caminho de casa até o trabalho, por exemplo.

Já de cara, andar de bike traz diversas vantagens pra gente e o ambiente à nossa volta: é uma atividade que ajuda a equilibrar corpo e mente; reduz a poluição sonora; e contribui de forma significativa pra reduzir a emissão de CO², um dos gases poluentes que causa o efeito estufa.

Um pessoa que usa bicicleta no lugar do carro como meio de transporte deixa de emitir 4,4kg de CO² por ano, segundo um estudo feito em 2018 pela Aliança Bike e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Labmob/UFRJ).

Ok, mas como incorporar esse modal na rotina?

A boa notícia é existem diversas iniciativas, espalhadas pelo Brasil, empenhadas em ajudar pessoas a perder o medo de pedalar. Nós listamos algumas delas.

  • O Bike Anjo reúne voluntários dispostos não apenas a ensinar a andar de bicicleta, como acompanham nos primeiros passeios e dão dicas para ser um ciclista urbano.
  • Integrar grupos de pedal também ajuda a ganhar confiança sobre duas rodas e ainda te põe em contato com ciclistas mais experientes - uma espécie de grupo de apoio. Em São Paulo, por exemplo, o Saia na Noite reúne mulheres há 29 anos para pedalar na cidade, iniciativa da professora Teresa D’Aprile. Elas combinam os horários e dias dos percursos no grupo do Facebook. Em Belo Horizonte, as meninas do Terça das Manas realizam passeios só de mulheres, e ainda promovem debates sobre a presença de mulheres ciclistas na cidade e nas lutas sociais. 
  • E tem ainda o BikeMap, em versão app ou com acesso no site, que mostra rotas usadas por outros ciclistas e consideradas seguras para pedalar, em diversos ambientes.

Foto: FreePik




Outras publicações

nuar-icon
Copyright © 2021. Grupo Grendene | Design by drin.ko