Nuar Chama

Como organizar uma rotina criativa no home office

publicado em
1.12.2021

Trabalhar em home office virou uma realidade bastante comum, especialmente desde 2020, com as mudanças trazidas pela pandemia. Mas esse modelo ainda divide opiniões: tem gente que ama, tem aqueles que não conseguem se adaptar, ou mesmo aqueles que optam por um modelo híbrido de trabalho (presencial e home office).

Pra quem divide o espaço de morada com o de trabalho, a gente trouxe dicas especiais hoje, compartilhadas por quem está diariamente na produção com a gente, da Nuar: a Gabs Mendes, da @gabsagency, que cuida da nossa comunicação visual!

Atualmente ela mora em Portugal, mas já residiu na Polônia e na Eslovênia, e viajou pela Espanha, Itália, Romênia, Grécia, República Tcheca, Alemanha e Brasil - sempre com o trabalho na mochila. É um misto de home office e travel office! 

Gabs Mendes, da Gabs Agency

“A adaptação foi mais demorada e difícil do que eu esperava. Tive muitas dificuldades no meu primeiro ano de home office, acho que são bem típicas de quem está começando”.

Abaixo, a Gabs lista o que não deu certo quando ela iniciou o home office, há três anos:

  • Não ter espaço adequado pra trabalhar;
  • Não ter rotina ou ritual para iniciar o trabalho;
  • Se isolar em casa e não sair por conta do trabalho
  • Não ter horário para iniciar e encerrar o expediente

E como ela fez dar certo?

Primeiro de tudo, montando um espaço de trabalho organizado, ergonômico e confortável. “Minha dica é: seu primeiro investimento deveria ser uma cadeira ergonômica e confortável. Invista em móveis e equipamentos que farão sua rotina de trabalho mais confortável e preservarão sua saúde”.

A Gabs também recomenda, se possível, separar para o trabalho um cômodo específico ou algum cantinho da casa ou mesmo do quarto. Além disso, apostar em luz natural, e se for luz artificial, que não seja muito forte ou muito fraca.

Outra dica importante é investir em objetos e decorações que tornem o espaço estimulante e acolhedor, como plantinhas; quadros, fotos ou um mural; velas e difusores; ou qualquer objeto de decoração que você goste e faça se sentir bem.

Foto: Acervo Nuar


Procurar entender os próprios hábitos e momentos de produtividade ajuda a definir uma rotina de trabalho, segundo garante a designer. “Por exemplo, eu não sou uma pessoa matinal, já tentei acordar muito cedo para finalizar todas as tarefas cedo, mas minha mente não funciona bem nas primeiras horas da manhã. Entendi que sou mais produtiva e criativa na parte da tarde e noite”.

“Autoconhecimento é a chave para criar uma rotina de trabalho no home office que seja prazerosa e produtiva”, define Gabs Mendes.

Foto de destaque: Pinterest

















Outras publicações

nuar-icon
Copyright © 2021. Grupo Grendene | Design by drin.ko